MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros  Companheiros e Companheiras,  neste momento em que somos  investido do cargo de Presidente do   Guarapuava-Lagoa, é  inevitável a EMOÇÃO. Não diferente, presente se faz, mais efetivamente, a preocupação em sermos capazes de executarmos esta tarefa com a dignidade que o cargo exige.

Mas, atenuada parcialmente pelos nossos entusiasmos de ser concedida a oportunidade de bem servir ao Rotary Club. Orgulhosos de suas gloriosas tradições e de seus serviços prestados. Agradecemos a confiança e  nos comprometendo a fazer o melhor possível para cada dia mais, glorificarmos  ao nosso  Clube, mas principalmente em  nossa comunidade.

Neste ano em que exerceremos a presidência sem dúvida precisaremos de muita energia, mas com certeza teremos também um ano de oportunidade de reflexão e revisão do próprio ser rotariano.

Rotary? Como sabemos, é empenho, dedicação, partilha participação, solidariedade, amizade, e companheirismo.

Rotary é a realização de idéias, projetos e serviços e, porque não, de fortalecimento da comunidade e de união de continentes.

Em um de seus poemas Marcel Proust disse: “Se você sonhar é perigoso a solução não é sonhar menos, é sonhar mais”.

Para nós os sonhos são idéias, idéias se tornam projetos, projetos para prestação de serviços em benefício da coletividade em todos os seus aspectos (humanitário, cultural, social, profissional), isto é o que move o Rotary.

Há, entre muitos, alguns aspectos do mundo rotário que gostaríamos  de salientar, àqueles que desejam compreender o real significado do que é o ROTARY.

Os princípios que seguimos há mais de 110 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.  MUNDIALMENTE E  HISTORICAMENTE O NOSSO LEMA SEMPRE: DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

Como acreditamos que os problemas mais persistentes do mundo são nossa responsabilidade, trabalhando para:

• Promover a paz
  • Combater doenças
  • Fornecer água limpa e saneamento
  • Cuidar da saúde de mães e filhos
  • Apoiar a educação
  • Favorecer o desenvolvimento econômico

Já o lema do ano rotário 2017/2018 do Presidente Ian Riseley É : "O Rotary faz a diferença" (cuja interpretação nos leva a refletir sobre a filosofia do servir).

Ou seja, como rotarianos devemos  nos lembrar:

QUEM FAZ A  DIFERENÇA SÃO AS PESSOAS.

Vemos as coisas de forma diferente: nossa perspectiva multidisciplinar nos ajuda a enxergar os desafios de uma maneira singular.

Pensamos de forma diferente: aplicamos nossa liderança e experiência para resolver problemas sociais e encontramos soluções excepcionais.

Agimos com responsabilidade: nossa dedicação e perseverança criam mudanças duradouras.

Fazemos a diferença local e globalmente: nossos associados podem ser encontrados nos quatro cantos do mundo.

O objetivo do Rotary é para incentivar e desenvolver o ideal de servir é como o um motor a acelerar em cada atividade desenvolvida.

Significa que ninguém ingressa no Rotary para dar satisfação à vaidade fugaz ou efêmera, ou pretendendo aspirar a benefícios pessoais, mas, para ser parte de uma parceria única de pessoas comprometidas a beneficiar e satisfazer no que for humanamente possível, todas as necessidade de uma coletividade.

Qualquer rotariano, independente da profissão a que pertença, deve ser depositário e promotor de valores humanos, éticos, culturais e profissionais.

Rotary não é caridade, mas implementa e realiza projetos e serviços. A contribuição gratuita e desinteressada de cada rotariano é a seiva que sustenta todas as ações. É esta unidade interior que move todo o mundo rotário.

Ao aceitarmos o cargo de Presidente, assumimos o compromisso de desempenhá-lo com serenidade, ética e justiça, e na certeza de que, cada membro do nosso clube, no espírito de amizade e de serviço, não nos privarão de suas contribuições com base nos seus conhecimentos e suas experiências.

Cabe aqui relembrar os que por aqui já passaram e que fortalecer o Clube através de suas ações.  E, hoje nos motivam a intensificar nossas ações na promoção de novos projetos visando a obtenção de melhores resultados para todos e o encorajamento para escolher com autonomia onde e como servir.

O sucesso a ser alcançado, o será devido à força dos clubes. Então que as nossas forças sejam o nosso futuro, fortaleçam as comunidades.

Estaremos prontos e dispostos a ouvir as sugestões, os conselhos, pois entendemos que o Clube é a união de todos.

Queremos agradecer aos nossos familiares, pelo carinho que dispensam ao trabalho desenvolvido e que estarão juntos nesta caminhada.

Nestes anos de participação no Rotary nos deixaram convictos de que o bom funcionamento de um clube EXIGE vivencia e participação.

Assumem hoje também, o novo Conselho DIRETOR que serão os apoiadores, nossos braços  direito e  esquerdo neste ano de empenho e trabalho.  No que diz respeito aos componentes humanos e profissionais, não temos a menor dúvida de que contaremos com o apoio de todos estes valorosos companheiros.

As funções e tarefas mudam, mas Ser rotariano permanece para sempre. PORTANTO, NÃO ESQUEÇAMOS COMPANHEIROS:

PODEMOS E FAREMOS A  DIFERENÇA!

OBRIGADO!

Jakson Aquiles Busnello