AÇÃO DE ERRADICAÇÃO DA HEPATITE ZERO MOVIMENTA GUARAPUAVA

Postado em: 27 de Julho de 2019 por Rotary Club de Guarapuava-Lagoa

O Rotary Club de Guarapuava Lagoa, em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), Secretaria Municipal da Saúde,  Faculdades Guairacá, Universidade  Campo Real, UNICENTRO, Farmácias Trajano,  Nova  Med, Ictus, promoveu neste sábado (27), das 9h às 12h, um mutirão para testes rápidos e gratuitos de hepatite C, na Praça Nove de Dezembro em  Guarapuava. A

A ação é alusiva ao Dia Mundial de luta contra as Hepatites, comemorado no dia 28 do mês de julho, em uma  ação que  envolve  os Clubes de Rotary do mundo  inteiro na  ação de “Erradicação da Hepatite Zero” .

Conforme o presidente do Rotary Club de Guarapuava Lagoa, José  Luiz  Cieslak, foram disponibilizados 500 testes para diaganosticar a  Hepartite C, além de testes de Glicemia, medição de pressão e  batimentos Cardíacos, ede orientações realizadas pelos  estudantes de Enfermagem das Faculdades participantes.

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C e, apenas 5% dos casos estão diagnosticados.

No Brasil, a doença viral aumentou 20% de 2008 a 2018, segundo dados do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado pelo Ministério da

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

A hepatite é causada por vírus e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, assim como pelo excesso de medicamentos, álcool e drogas. Sua transmissão ocorre por contato com sangue contaminado, sexo desprotegido, compartilhamento de agulhas e objetos cortantes, bem como água e objetos contaminados. A hepatite C mata duas vezes mais do que a Aids, mas, se descoberta e tratada a tempo, tem cura.

Também  participam dessa ação de  Erradicação da  Hepatite Zero o Rotary  Club de Guarapuava, na  frente da Loja Havan e  o Rotary Club Guarapuava-Guairacá  no Shopping  Cidade dos Lagos.